terça-feira, 25 de junho de 2013

Pesquisadores pretendem cultivar órgãos humanos em organismos de animais


Cientistas japoneses planejam implantar órgãos de animais a pessoas doentes. O Conselho de Política de Ciência e Técnica junto do governo do Japão recomendou que os ministros autorizem pesquisas de pleno valor nesta esfera. Tal significa que no futuro, por exemplo, os porcos, animal anatômica e geneticamente mais próximo dos humanos, podem tornar-se doadores mais demandados de órgãos.


Pesquisadores pretendem cultivar órgãos humanos em organismos de animais, que, posteriormente, podem ser implantados aos necessitados.

A votação deste projeto está marcada para julho. Se os ministros apoiarem a iniciativa, será preciso introduzir emendas na lei que vigora no Japão a partir de 2001. O documento proíbe completamente a clonagem humana, prevendo pela sua violação até dez anos de prisão. 

Experimentalmente, cientistas japoneses já cultivavam órgãos humanos em animais, mas não foi prevista sua implantação em pessoas, diz Serguei Kiselev, genético e professor da Academia de Ciências da Rússia:

“Por enquanto seria prematuro falar sobre os perigos que nos possam esperar, porque as experiências de transplantação desses órgãos mesmo a outros animais que podem modelar o organismo humano não foram feitas. Mas eu considero que esta tecnologia seja muito prometedora. É pouco provável que nos próximos tempos possamos cultivar tais estruturas fora do organismo, enquanto os animais especialmente preparados são capazes de criar tais órgãos dentro de si.”

Na realidade tudo aparece assim: células-tronco humanas são induzidas no embrião de um animal. Posteriormente, este embrião é introduzido numa fêmea que faz nascer uma cria com um órgão humano que pode ser transplantado. As semelhantes experiências foram realizadas com êxito neste ano em porcos. Estas experiências são tão contraditórias que mesmo as opiniões de defensores de animais se dividiram. Por exemplo, a presidente do Centro de Proteção dos Direitos de Animais “Vita”, Irina Novozhilova, censurou duramente tais experiências. Ao mesmo tempo, a diretora do Fundo Internacional de Proteção de Animais (IFAW), Maria Vorontsova, destacou que se trata de verdadeira revolução na medicina:

“Quando se trata de salvação de vidas humanas, a transplantação é necessária. É um fato que muitas pessoas foram salvas anteriormente com a ajuda de válvulas cultivadas em porcos e muitas delas vivem com elas. Por isso, este processo é justificado, se ele faz-se com métodos humanos.”

 Levando em consideração os problemas éticos, ligados inevitavelmente a tais experiências científicas, pesquisadores propõem limitar rigorosamente o número de autorizações de cultivar órgãos humanos deste modo. Cada pedido será analisado pormenorizadamente antes de tomar a respetiva decisão. Entretanto, por enquanto é apenas uma teoria. Atualmente, tudo depende da resolução do governo do Japão.
 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário